
Carmópolis de Minas irá sediar o segundo encontro de implementação do grupo LÍDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), nos dias 11 e 12 de agosto. A iniciativa visa criar um processo de mobilização e articulação entre lideranças locais, focado na construção de oportunidades de desenvolvimento econômico e social de forma concreta, além de soluções para desafios comuns enfrentados pelos municípios. O programa é promovido pelo Sebrae Minas, no âmbito da estratégia Territórios Empreendedores e do projeto Cidade Empreendedora.
O primeiro encontro foi realizado em Pará de Minas, nos dias 30/6 e 01/7, e reuniu 50 lideranças dos setores público, privado e terceiro setor de 16 municípios. Após essa primeira ação, os líderes participarão de um total de 8 encontros e 4 fóruns de monitoramento, durante 14 meses. A principal entrega será a elaboração de uma Agenda de Desenvolvimento Local.
O analista do Sebrae Minas Frederico Santos explica que a formação do grupo LÍDER qualifica as lideranças regionais, cria um ambiente de negócios favorável para o comércio, indústria e o agronegócio, promovendo o empreendedorismo e a inclusão social, além de gerar uma gestão pública inovadora para os municípios. “O primeiro encontro em Pará de Minas foi um sucesso. Seguimos agora para Carmópolis de Minas, para formação e coesão do grupo. Temos certeza de que bons resultados virão, porque este é um time com traços significativos de empreendedorismo e inovação nas áreas que atuam”, reforça.
Para a presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas, Roseleny Melo Silva, a criação do grupo LÍDER vai “fortalecer o nosso propósito como associação e. com as conexões que serão feitas, será possível alcançar os objetivos da entidade com mais facilidade”, ressalta.
O Sebrae já desenvolveu 70 projetos do Programa Líder em todo o país. São 800 municípios participantes e 3.000 lideranças identificadas e ativas.
Territórios Empreendedores
Os Territórios Empreendedores são uma estratégia de intervenção e um processo de aprendizagem. O Programa abarca diferentes ações no campo do desenvolvimento socioterritorial, promovendo a integração entre lideranças do Poder Público, entidades privadas e sociedade civil, com os objetivos de gerar autonomia e inovação territorial, aproximar diferentes atores e contribuir com a construção de um plano de Desenvolvimento Territorial que faça sentido para cada território. Desde seu surgimento, em 2022, a estratégia já alcançou mais de 2.900 líderes e já impactou mais de 730 municípios, em mais de 70 territórios.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um que ajuda o município a crescer por meio da abordagem Desenvolvimento Econômico Local (DEL), beneficiando toda a população. A ação integra a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente de oportunidades para estimular a economia e promover avanços socioeconômicos alinhados a partir das vocações e das necessidades de cada território. Composto por dez eixos de atuação, o programa oferece soluções para melhorar o ambiente de negócios, atrair investimentos e acelerar o desenvolvimento dos municípios.
Os eixos são: Gestão e Políticas Públicas, Lideranças Locais e Governança, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socio produtiva, Identidade, Vocações e Mercado, Inovação, e Resiliência Climática e Sustentabilidade.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]
