O E-Festival 2025 começou nesta quarta-feira (25/6) e trouxe na programação grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional para motivar os participantes a transformarem ideias em empreendimentos de sucesso, bem como estimular conexões e experiências.
A palestra de abertura foi do norte-americano Sean Ellis, criador do termo Growth Hacking, que é uma abordagem de marketing focada em crescimento rápido e sustentável, com a utilização de experimentos e análises para identificar e aproveitar oportunidades de crescimento.
Com o auditório lotado, Sean compartilhou suas experiências e percepções, além de apresentar exemplos práticos do Growth Hacking em empresas mundialmente conhecidas, como Duolingo e Uber.
A Agência Sebrae de Notícias (ASN) conversou com exclusividade com Sean Ellis. Confira abaixo:
ASN: Você criou o termo Growth Hacking há mais de uma década. Como você vê a evolução desse conceito até hoje, especialmente no contexto de pequenos negócios?
Sean Ellis: A maioria dessa evolução começou com os pequenos negócios, na verdade. O que vemos são grandes empresas tentando ser como os pequenos. Eu acredito que um dos principais desafios dos empreendimentos menores é relacionado aos negócios não-digitais, pois é mais difícil para eles realizarem testes ou medirem as coisas tão bem. Mas eles têm o mesmo desejo de encontrar novas e melhores maneiras de atrair e manter seus clientes. O processo é similar, mas não será tão fácil quanto para aqueles que são puramente digitais.
ASN: Muitos empreendedores confundem growth com apenas “crescer rápido”. Qual é a verdadeira essência do growth hacking?
S.E.: Com o Growth Hacking, muitas pessoas focam em crescimento rápido sem focar em crescimento sustentável. Para crescer com o tempo é primordial manter os clientes. E aqueles que não conseguem, que estão trazendo-os muito rápido, tendem a morrem. Para ser realmente efetivo com o Growth Hacking, você precisa manter os clientes, principalmente felizes.
ASN: Quais são os primeiros passos que um pequeno negócio deve dar para estruturar uma mentalidade orientada ao crescimento sustentável?
S.E.: O primeiro pensamento é a curiosidade, algo que ainda é subestimado. Se você está profundamente curioso sobre seus clientes e porque eles amam ou não o seu produto, isso faz as coisas fluírem melhor. A curiosidade também faz você querer fazer testes e ver o que vai funcionar melhor, além de fazer você olhar para dados, algo imprescindível para todo negócio.
ASN: Há algum erro comum que você vê empreendedores cometendo quando tentam aplicar táticas de growth hacking?
S.E.: Eu acho que é quando eles esquecem os fundamentos de atrair clientes, aquelas pessoas que você pode e precisa manter. Eles estão tão focados em testar, testar, testar, que não pensam em “como eu mantenho meus clientes felizes”? E o teste deve sempre ser focado em como criar clientes felizes. Então, esse é o erro, pois muitos esquecem essa parte.
ASN: Qual conselho você daria para empreendedores que estão começando hoje e querem usar o growth não só para crescer, mas para construir algo duradouro?
S.E.: O produto e o mercado são os pontos que vão durar. E o mercado muda constantemente, o que é um verdadeiro desafio. Mesmo que você tenha um ótimo produto, tem que se adaptar às transformações de inovação, da concorrência, de oferecer produtos cada vez melhores. Mesmo que o seu produto seja o melhor do mundo, ainda será preciso se adaptar.
E, claro, o mais importante, mais uma vez, os clientes precisam estar felizes com a sua marca, o seu produto. E eles precisam estar felizes hoje, daqui um mês ou daqui dez anos. E, novamente, a curiosidade ajuda muito com isso, pois você pode testar e adaptar seu negócio muito rapidamente.

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