ASN MG Atualização
Compartilhe

Casa&Construção: Cashback é aposta de empreendedora para melhorar os desafios logísticos da empresa

Bárbara Becker e outros 18 donos de pequenos negócios receberam capacitações do Sebrae Minas e Acomac sobre ferramentas de mercado e gestão
Por Aline Reis (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

Para atender à demanda da cadeia de Casa e Construção, o Brasil necessitaria de um investimento de R$ 968 bilhões para solucionar o déficit habitacional. O montante, que expressa o potencial econômico para o segmento, foi um dos dados apresentados durante o encerramento do Projeto Gestão do Varejo da Construção Civil, em uma parceria do Sebrae Minas com a Associação Comercial dos empresários do setor de revenda de material de construção de Minas Gerais (Acomac-MG).

Os pequenos negócios que desejam manter a competitividade empresarial e o desenvolvimento sustentável precisam buscar por capacitações e se atualizar sobre o que há de mais novo no mercado. Analisar as necessidades da empresa e checar ferramentas para supri-las é fundamental para a sobrevivência do negócio.

É o que a empresária Bárbara Becker Araújo, da Depósitos Irmãos Becker, tem buscado. “Alguns processos já foram ajustados. Foi identificado um problema na logística das lojas, então tivemos a ideia de implementar a política de cashback. O benefício é oferecido para o cliente que for buscar o material na loja. Por meio dessa estratégia, conseguimos fidelizar o cliente, além de obter informações por meio do seu cadastro que vão ajudar também nas ações de marketing”.

Por meio da consultoria, Bárbara melhorou o atendimento presencial e no on-line

As novidades não param por aí. Bárbara também reformulou a gestão de canais de contatos com os clientes. “Por meio das consultorias, melhoramos o nosso atendimento presencial e no on-line, que para além do WhatsApp, começamos a divulgar as promoções e as novidades no Instagram. A ideia é continuar nos capacitando”, conta.

Ao todo, 19 micro e pequenas empresas passaram por capacitações para discutirem as novidades dos mercado. A analista do Sebrae Minas Lorena Melo destaca que a Construção Civil do Brasil é termômetro da economia. Segundo ela, os empreendedores precisam refletir sobre a atual perspectiva para o varejo em relação aos próximos anos, já que muitos deles têm ficado apreensivos com o cenário. “Os dados são otimistas, mas precisamos manter o pé no chão em relação aos próximos anos. A economia tem demonstrado crescimento em relação à Construção Civil, mas o empreendedor, em especial da cadeia de Casa e Construção, passa por inúmeros desafios que requer a adoção de tecnologias, inovações e novos jeitos de fazer”, reforça a analista.

Pequenos Negócios de Casa e Construção de BH e Região Metropolitana participaram do programa

Gestão e operação dos negócios para os próximos anos

O projeto foi iniciado em 2024 com foco na gestão e na operação dos negócios da construção. Lorena Melo explica que os empreendedores tiveram acesso a temáticas importantes, principalmente o planejamento tributário, cuja a reforma vai impactar diretamente o segmento. “Foi feito um trabalho de preparação, tanto na parte financeira, com a nova lei tributária, como na gestão de estoque, com a padronização dos processos, porque hoje uma das maiores perdas das empresas está no estoque, seja ele parado ou obsoleto. Precisamos pensar na gestão e na operação de forma que deixem as empresas mais qualificadas para vender e ser impactadas da menor maneira possível nos próximos anos”, afirma.

O presidente da Acomac-MG, Ivens Silveira Ataíde, celebrou a parceria que possibilitou a capacitação dos negócios no projeto, realizado no bairro Floramar, na região Nordeste de Belo Horizonte. “Apesar dos desafios apresentados pelos donos das empresas, que passam pela logística, gestão de estoque e financeiro, ao longo do projeto foram vistos bons resultados. Várias mudanças foram realizadas dentro das lojas dos participantes. E para que eles não deixem de se capacitar e sigam melhorando seus negócios, já temos as próximas ações previstas para o grupo”.

Para 2025, o Sebrae Minas e a Acomac apresentaram o novo ciclo do projeto que tem como objetivo trabalhar a padronização dos processos, a partir do Lean Manufacturing – gestão cujo objetivo principal é eliminar atividades de pouco ou nenhum valor, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade e qualidade dos processos nas operações. Com ações mais personalizadas e que atendam às necessidades de cada empresa, a ferramenta vai ajudar nos processos e controles e na gestão produtiva para alavancar a lucratividade dos negócios.

Saiba mais sobre o projeto pelo telefone (31) 99811-3178

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro

Aline Reis (Stark)

(31) 99934-0658

[email protected]

  • construção civil
  • Construção360
  • sebrae minas