ASN MG
Compartilhe

Empreendedorismo jovem e gestão são destaques do Seminário do Café da Chapada de Minas

Evento gratuito será promovido pelo Sebrae Minas durante a Feragro, no dia 11 de abril
Por Samuel Martins
ASN MG
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Seminário do Café da Chapada de Minas, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. O encontro, promovido pelo Sebrae Minas, ocorrerá dia 11 de abril, dentro da programação da Feragro – Feira Regional de Máquinas, Equipamentos e Insumos Agropecuários. A edição de 2025 traz uma abordagem sobre cafeicultura familiar e as tendências que vão impactar o mercado de café. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo (33) 3529-4973.

O primeiro painel do evento será com a temática “O poder do empreendedorismo jovem e do cooperativismo na impulsão da cafeicultura familiar”. Segundo a pesquisa “Negócios Familiares”, realizada pelo Sebrae Minas, quatro em cada dez empreendimentos, no estado, são familiares. Esta realidade se estende na cafeicultura, a exemplo do que ocorre na lavoura de Cláudio Fujio. Durante a pandemia, seu filho, Éder Nakamura, que residia no Japão, voltou para a Chapada de Minas e, desde então, conduz o negócio junto ao seu pai.

Éder Nakamura conduz o negócio junto a seu pai Cláudio Fujio. Foto Divulgação
Éder Nakamura conduz o negócio junto a seu pai Cláudio Fujio. Foto Divulgação

Na programação do evento também está a palestra “Mercado de café – perspectivas de cenários e gestão que gera lucro na cafeicultura”, ministrada pelo analista de negócios do Sebrae Minas Leonardo Guerra Pedron. “Nossa entidade tem o compromisso de impulsionar a transformação de toda a cadeia de produção cafeeira, que é uma das vocações na região. Há mais de dez anos, realizamos um trabalho sólido que traz respaldo técnico para o produtor”, reforça o analista do Sebrae Minas Julian Rodrigues.

O Seminário do Café da Chapada de Minas tem o apoio do Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM), Associação Comercial de Capelinha (ACIAC), Prefeitura e Emater-MG.

Região cafeeira

A região da Chapada de Minas está localizada entre os rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Possui solo rico em minerais, boa altitude, clima úmido e temperaturas agradáveis, propiciando o desenvolvimento da cafeicultura de alta qualidade. Ao todo, cerca de 5,8 mil cafeicultores produzem, por ano, uma média de 600 mil sacas de 60kg café, em 22 municípios: Diamantina; Felício dos Santos; Senador Modestino Gonçalves; Carbonita; Itamarandiba; José Gonçalves; Leme do Prado; Minas Novas; Turmalina; Veredinha; Água Boa; Angelândia; Aricanduva; Capelinha; Franciscópolis; Malacacheta; Caraí; Catuji; Itaipé; Novo Cruzeiro; Ladainha; e Setubinha.

O Sebrae Minas atua em conjunto com cafeicultores e lideranças locais para o fortalecimento da governança e valorização da origem produtora. Em 2018, estimulou a criação do Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM). No ano seguinte, promoveu o lançamento da marca coletiva do café Região da Chapada de Minas. Em 2022, uniu forças para as inaugurações da sede do ICCM (em Capelinha) e do primeiro laboratório de provas de café da região.

Serviço
Seminário do Café da Chapada de Minas

Data: 11 de abril (sexta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Parque de Exposições – Capelinha

Inscrições gratuitas: (33) 3529-4973

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins (Stark)

samuel.stark@sebraemg.com.br

  • Capelinha
  • Chapada de Minas
  • sebrae minas
  • Seminário do Café
  • Vale do Jequitinhonha