O setor da Construção Civil de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, conta agora com um sistema digital para aprovação de projetos arquitetônicos, que será válido para qualquer tipo de construção realizada na cidade. A nova ferramenta está disponível no link, em uma plataforma no site da Prefeitura, e tem o objetivo de desburocratizar o serviço público, melhorando o ambiente de negócios para os empreendedores do setor e para a população.
A digitalização dos processos é uma demanda antiga de engenheiros, arquitetos e empresários da cidade e envolveu um trabalho conjunto entre Prefeitura, Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Fiemg, Crea-MG e Sebrae Minas, que ficou responsável por simplificar o Código de Obras, classificando as construções em baixo, médio e alto risco e conferindo ao responsável técnico (RT) maior autonomia nos projetos cadastrados na plataforma.
Para o gerente da entidade na Regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól, modernizar a legislação referente aos processos de licenciamento da construção civil impulsiona novos empreendimentos na cidade. “A burocracia não pode travar o desenvolvimento econômico. Um Código de Obras moderno, somado a um sistema de aprovação digital rápido, vai proporcionar o aumento no número de obras, gerar edificações mais seguras e uma organização urbana eficiente por parte da Prefeitura”, explica.
Acesso fácil
A disponibilidade do sistema é apontada pelo secretário municipal de Planejamento, Gestão, Ciência e Tecnologia, Thiago Nunes Lemos, como outro benefício. “A abertura do protocolo poderá ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa automatização garante que os prazos também sejam menores. Ainda será possível fazer uma análise prévia de maneira automática para garantir que todos os manuais sejam seguidos”, frisa.
O presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, reforça que a iniciativa representa um salto na atração de investimentos e no desenvolvimento de Divinópolis. “Com a aprovação on-line, ganhamos em agilidade, eficácia, segurança e economia. É a desburocratização do serviço público que vai fomentar o desenvolvimento”, enfatiza.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)