ASN MG Atualização
Compartilhe

Desafios e estratégias na produção de conteúdo para o audiovisual

Produtoras independentes, inclusive as de pequeno porte, podem desenvolver histórias únicas e criar marcas fortes
Por Josiane Silveira
ASN MG Atualização
Compartilhe

O primeiro dia da 9ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual, um dos principais eventos do setor no Brasil, organizado pelo Sebrae Minas, foi recheado de conteúdos relevantes e a presença de especialistas renomados no mercado. Um dos destaques da programação desta terça-feira (12) foi o painel “Como promover o desenvolvimento e a produção de ideias originais em um mercado dominado por propriedades intelectuais consolidadas”.

Foram discutidos os desafios e as estratégias para fomentar a criação de conteúdos originais no atual mercado audiovisual, amplamente dominado por Propriedades Intelectuais (IPs) consolidadas. Participaram do bate-papo Mirna Nogueira (roteirista), Gabriel Barreto Gaspar (gerente de negócios e desenvolvimento da Glaz Entretenimento) e Gabriel Jacome (diretor de conteúdo da TV Globo), com mediação de Mariana Ricciardi (produtora associada da Boiler Filmes).

Os painelistas também comentaram sobre como criadores, produtores e distribuidores podem incentivar a inovação e a originalidade, equilibrando a pressão por resultados financeiros seguros com a necessidade de renovar o repertório cultural.

“É importante levar em consideração os dados e o que os algoritmos apontam, pois é um direcionador na tomada de decisões estratégicas. Mas o conteúdo é fundamental, é o coração. É preciso ouvir a audiência, observar comportamentos”, destaca Gabriel Gaspar. “Resgatar as histórias, conectar o público e entender o contexto são essenciais no mercado audiovisual. Esses pontos precisam, claro, estar aliados ao que os dados apontam que vai dar retorno”, completa Gabriel Jacome.

Durante o bate-papo também foram abordados a busca por tendências, processo de criação, diálogo entre mercado e criador, escolha de projetos, cenários pouco explorados no Brasil e a importância de buscá-los, desenvolvimento de histórias únicas, além de exemplos de casos de sucesso que desafiaram o status quo e conquistaram seu espaço em um mercado competitivo.

“Quando o roteirista olha para dentro, para si, a história tem mais fluidez. A propriedade intelectual é íntima, por isso, é importante encontrar a sua voz. Faz mais sentido quando contamos uma história que é nossa e, quando falamos em Brasil, temos histórias incríveis e diferenciadas para contar”, finaliza Mirna Nogueira.

Sobre a MAX

Desde 2016, a MAX é considerada o maior evento de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil com foco no mercado audiovisual. Seus pontos fortes são mediar os encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor. É considerado o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.

A realização do evento pelo Sebrae Minas tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica. A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9139 / 9276 / 9278

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

  • MAX 2024