ASN MG
Compartilhe

Mulheres produtoras de queijo do Sul de Minas se reúnem para troca de experiências

Evento promovido pelo Sebrae Minas reuniu empreendedoras do setor que atuam na região da Mantiqueira
Por Luciana Trindade – (Stark)
ASN MG
Compartilhe

Cerca de 20 produtoras rurais da região da Mantiqueira, no Sul do estado, participaram do Encontro de Queijarias, no último fim de semana. Realizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas (Apromam), a iniciativa ocorreu no Laticínio Pérola da Serra, em Itanhandu, e teve o objetivo de fortalecer a conexão entre as participantes, proporcionando conhecimento e troca de experiências.

Além de discutir questões técnicas ligadas à produção de queijos artesanais, o evento destacou o papel das mulheres na transformação do cenário rural sul-mineiro. O foco principal foi a partilha de trajetórias pessoais e profissionais, incentivando o fortalecimento mútuo e a superação de desafios enfrentados no dia a dia no campo.

As participantes também conheceram histórias de sucesso e discutiram novas soluções e perspectivas para seus negócios. Em uma das apresentações, a produtora de queijo minas artesanal Lúcia Oliveira, contou como a “Queijo do Ivair”, queijaria que administra com o irmão em São Roque de Minas, na Canastra, se tornou referência nacional em qualidade e sabor.

Já a empreendedora Andrea Salermo abordou os comportamentos e as atitudes empreendedoras ideais para o sucesso de um negócio. Em sua fala, enfatizou a importância do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento humano, social e econômico de um território.

Para a produtora Paula Tatiana Silva Lamim, que, desde 2021 auxilia o marido na gestão da Queijaria Artesanal Rancho Maranata, os encontros oferecidos pelo Sebrae ampliam a visão do negócio e as redes de contatos. “Nestes eventos conseguimos expandir caminhos e evoluir cada vez mais, por meio da troca de experiências e novos conteúdos apresentados”, afirma.

“É nossa missão transformar a realidade dessas mulheres por meio do negócio próprio, que é a produção de queijos. Queremos oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que cada uma possa crescer e se desenvolver, gerando mais renda para suas famílias e valorizando o agronegócio local”, afirmou a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul

Luciana Trindade – (Stark)

(35) 98863-8589

[email protected]

  • Encontro de Queijarias
  • Itanhandu
  • região da Mantiqueira