Marcas mineiras dos segmentos de bolsas, calçados, vestuário, acessórios e bijuterias, lingerie, moda praia e sleepwear apoiadas pelo Sebrae Minas serão atrações na 32ª edição do Minas Trend, principal evento de moda de Minas Gerais e um dos principais salões de negócios da América Latina. Com o tema “Reflexos da Moda: revelando horizontes”, a edição Outono/Inverno 2025 vai acontecer de 22 a 24 de outubro pela primeira vez no BH Shopping (Piso Ouro Preto), em Belo Horizonte, com expectativa de geração de negócios em torno dos R$ 25 milhões.
Em 2024, o espaço do Sebrae Minas vai contar com 23 pequenos negócios que participam do projeto Integra Moda e outras 11 de Moda Autoral apoiadas no espaço Minas Moda Autoral Sebrae. Os dois projetos têm como propósito valorizar a diversidade e as expertises dos diferentes polos do estado e das micro e pequenas empresas, além de impulsionar o empreendedorismo e fortalecer os diversos segmentos da cadeia produtiva da moda em todo o estado.
Outro destaque do Minas Trend será o estande Mãos a Moda, que apresentará a Coleção Alma, fruto do Projeto Mãos à Moda Almenara. Durante o evento, será lançada a marca coletiva do grupo , voltada para as peças de moda autoral confeccionadas por um grupo de 50 empreendedoras da região, em uma atuação conjunta que envolveu o Sebrae Minas e a Prefeitura de Almenara.
Dentro do estande Mãos à Moda, três talks com especialistas vão as oportunidades e a geração de renda na atividade, com o intuito de promover o empreendedorismo local, o aumento da autoestima, o desenvolvimento sustentável das comunidades e a responsabilidade social. Os talks vão acontecer nos dias 22 e 23 com a participação das especialistas Thais Britto e Angélica Coelho do Senai Cetiqt e Tatiana Castro, designer mentora do Projeto Mãos à Moda.
“Cada vez mais deparamos com consumidores cada vez mais exigentes, que buscam peças diferenciadas e com autenticidade. Os projetos reforçam o compromisso do Sebrae Minas com a moda autoral, de identidade e com diferencial de mercado, tendência que vem se fortalecendo no segmento. As ações desenvolvidas em todo o estado buscam dar suporte aos pequenos negócios da indústria e do varejo para que eles aprimorem sua gestão e o processo produtivo e possam elevar suas marcas como diferencial competitivo, pois o mercado vem sofrendo muito com o crescimento das plataformas internacionais”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Identidade na moda
Atualmente, o Integra Moda valoriza a diversidade e as vocações dos diferentes polos do estado, atuando para fortalecer a identidade da moda mineira e ampliar as oportunidades dentro e fora do estado. Entre os polos apoiados estão o de lingerie (São João do Manteninha, Nova Resende, Monte Belo, Juruaia e Taiobeiras), meias (Juiz de Fora), calçados (Nova Serrana), jeans (São João Nepomuceno), vestuário (Divinópolis) e Joias (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
Potencial da moda
Conforme estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego, o segmento de moda reúne atualmente mais de 8,2 mil negócios em Minas Gerais, representando 12,9% do total nacional. A atividade conta com mais de 126 mil empregos diretos e indiretos, por sua vez, correspondem a 10,6% dos postis de trabalho gerados pelo segmento no país. Em âmbito nacional, são mais de 63 mil empresas e 1,1 milhão de empregados. No recorte regional, a moda representa 17,6% de toda a produção industrial mineira e 13% dos postos de trabalho.
Sobre o evento
O Minas Trend é uma realização da Fiemg, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades Sesi e Senai, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do Sebrae Minas.
Projetos e iniciativas do Integra Moda:
· Caminhos da Moda: plataforma virtual que divulga a moda mineira. O sistema serve como um canal direto para que varejistas encontrem fornecedores e confecções em Minas Gerais, gerando oportunidades de negócios e parcerias comerciais. Além disso, promove a economia local ao incentivar a colaboração entre empresas de uma mesma região.
· Trend Connection: evento que oferece informações para os pequenos negócios do setor sobre as principais tendências do mercado para que se tornem mais competitivos.
· Mãos à Moda: promove a geração de competências e resgate do saber local, por meio de técnicas, vocações e matéria-prima de origem, para o desenvolvimento de produtos com identidade e valor agregado, conectados à produção de moda.
· Moda Brechó: voltado para pequenos negócios do mercado de usados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, interessados em melhorar processos e aumentar as vendas no mercado digital.
· Varejo sob Medida: capacita pequenos negócios do varejo de moda nas áreas de gestão, marketing, vendas, visual merchandising e posicionamento de marca.
· Pesponta Indústria: disponibiliza soluções e ferramentas para confecções que desejam melhorar a gestão, aumentar a produtividade e desenvolver novas coleções.
· APLs e Polos da Moda: trabalho de interiorização da moda e fortalecimento dos 27 polos e APLs do segmento no estado, com o objetivo de melhorar a gestão dos pequenos negócios e incentivar à criação de políticas públicas que beneficiem o setor.
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9271 / 9276/ 9278 / 9139
(31) 99887-2010 (WhatsApp)
mg.agenciasebrae.com.br