ASN MG Atualização
Compartilhe

Marcas mineiras apoiadas pelo Integra Moda participam da 32ª edição do Minas Trend

Pequenos negócios vão expor suas marcas no maior evento de moda do estado. Iniciativa do Sebrae Minas tem o objetivo de fortalecer toda a cadeia produtiva
Por Roger Dias
ASN MG Atualização
Compartilhe

Marcas mineiras dos segmentos de bolsas, calçados, vestuário, acessórios e bijuterias, lingerie, moda praia e sleepwear apoiadas pelo Sebrae Minas serão atrações na 32ª edição do Minas Trend, principal evento de moda de Minas Gerais e um dos principais salões de negócios da América Latina. Com o tema “Reflexos da Moda: revelando horizontes”, a edição Outono/Inverno 2025 vai acontecer de 22 a 24 de outubro pela primeira vez no BH Shopping (Piso Ouro Preto), em Belo Horizonte, com expectativa de geração de negócios em torno dos R$ 25 milhões.

Em 2024, o espaço do Sebrae Minas vai contar com 23 pequenos negócios que participam do projeto Integra Moda e outras 11 de Moda Autoral apoiadas no espaço Minas Moda Autoral Sebrae. Os dois projetos têm como propósito valorizar a diversidade e as expertises dos diferentes polos do estado e das micro e pequenas empresas, além de impulsionar o empreendedorismo e fortalecer os diversos segmentos da cadeia produtiva da moda em todo o estado.

Outro destaque do Minas Trend será o estande Mãos a Moda, que apresentará a Coleção Alma, fruto do Projeto Mãos à Moda Almenara. Durante o evento, será lançada a marca coletiva do grupo , voltada para as peças de moda autoral confeccionadas por um grupo de 50 empreendedoras da região, em uma atuação conjunta que envolveu o Sebrae Minas e a Prefeitura de Almenara.

Dentro do estande Mãos à Moda, três talks com especialistas vão as oportunidades e a geração de renda na atividade, com o intuito de promover o empreendedorismo local, o aumento da autoestima, o desenvolvimento sustentável das comunidades e a responsabilidade social. Os talks vão acontecer nos dias 22 e 23 com a participação das especialistas Thais Britto e Angélica Coelho do Senai Cetiqt e Tatiana Castro, designer mentora do Projeto Mãos à Moda.

“Cada vez mais deparamos com consumidores cada vez mais exigentes, que buscam peças diferenciadas e com autenticidade. Os projetos reforçam o compromisso do Sebrae Minas com a moda autoral, de identidade e com diferencial de mercado, tendência que vem se fortalecendo no segmento. As ações desenvolvidas em todo o estado buscam dar suporte aos pequenos negócios da indústria e do varejo para que eles aprimorem sua gestão e o processo produtivo e possam elevar suas marcas como diferencial competitivo, pois o mercado vem sofrendo muito com o crescimento das plataformas internacionais”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Identidade na moda

Atualmente, o Integra Moda valoriza a diversidade e as vocações dos diferentes polos do estado, atuando para fortalecer a identidade da moda mineira e ampliar as oportunidades dentro e fora do estado. Entre os polos apoiados estão o de lingerie (São João do Manteninha, Nova Resende, Monte Belo, Juruaia e Taiobeiras), meias (Juiz de Fora), calçados (Nova Serrana), jeans (São João Nepomuceno), vestuário (Divinópolis) e Joias (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Potencial da moda

Conforme estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego, o segmento de moda reúne atualmente mais de 8,2 mil negócios em Minas Gerais, representando 12,9% do total nacional. A atividade conta com mais de 126 mil empregos diretos e indiretos, por sua vez, correspondem a 10,6% dos postis de trabalho gerados pelo segmento no país. Em âmbito nacional, são mais de 63 mil empresas e 1,1 milhão de empregados. No recorte regional, a moda representa 17,6% de toda a produção industrial mineira e 13% dos postos de trabalho.

Sobre o evento

O Minas Trend é uma realização da Fiemg, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades Sesi e Senai, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do Sebrae Minas.

Projetos e iniciativas do Integra Moda:

· Caminhos da Moda: plataforma virtual que divulga a moda mineira. O sistema serve como um canal direto para que varejistas encontrem fornecedores e confecções em Minas Gerais, gerando oportunidades de negócios e parcerias comerciais. Além disso, promove a economia local ao incentivar a colaboração entre empresas de uma mesma região.

· Trend Connection: evento que oferece informações para os pequenos negócios do setor sobre as principais tendências do mercado para que se tornem mais competitivos.

· Mãos à Moda: promove a geração de competências e resgate do saber local, por meio de técnicas, vocações e matéria-prima de origem, para o desenvolvimento de produtos com identidade e valor agregado, conectados à produção de moda.

· Moda Brechó: voltado para pequenos negócios do mercado de usados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, interessados em melhorar processos e aumentar as vendas no mercado digital.

· Varejo sob Medida: capacita pequenos negócios do varejo de moda nas áreas de gestão, marketing, vendas, visual merchandising e posicionamento de marca.

· Pesponta Indústria: disponibiliza soluções e ferramentas para confecções que desejam melhorar a gestão, aumentar a produtividade e desenvolver novas coleções.

· APLs e Polos da Moda: trabalho de interiorização da moda e fortalecimento dos 27 polos e APLs do segmento no estado, com o objetivo de melhorar a gestão dos pequenos negócios e incentivar à criação de políticas públicas que beneficiem o setor.

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271 / 9276/ 9278 / 9139

(31) 99887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

mg.agenciasebrae.com.br

  • Integra Moda
  • mãos à moda
  • Minas Trend
  • moda autoral
  • sebrae minas