Quatro equipes de instituições de ensino de Ibirité, Cachoeira da Prata, Uberlândia e Patos de Minas foram vencedoras da etapa estadual do Desafio Liga Jovem e, agora, seguem para a próxima etapa da disputa. Considerada a maior competição de empreendedorismo tecnológico escolar do Brasil, o Desafio é uma realização do Sebrae e do Instituto Ideias do Futuro, para incentivar a cultura empreendedora e o protagonismo dos estudantes e professores.
O desafio propõe que os estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia. São quatro categorias: Imagina (Ensino Fundamental), Cria (Ensino Médio), Inspira (Ensino Profissional – Técnico) e Avança (Ensino Superior – Graduação ou Tecnológico). Uma equipe foi escolhida em cada para representar Minas Gerais na etapa regional da disputa, e agora irão competir com projetos de toda a região sudeste.
-
Confira as equipes vencedoras:
Ensino Fundamental – Equipe Ariranha
De Cachoeira da Prata, a equipe da Escola Municipal Coronel Américo Teixeira foi a classificada na categoria “Imagina – Ensino Fundamental”, com o projeto Ariranha. Com orientação da professora Rosângela Eduarda Barbosa, e composto por cinco estudantes do Ensino Fundamental, o grupo desenvolveu um aplicativo para digitalizar e preservar acervos históricos da cidade de Cachoeira da Prata, permitindo que a comunidade participe ativamente do processo.
Ensino Médio – Equipe Evee
Composta por três estudantes do Ensino Médio, a equipe do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Centro, em Uberlândia, foi a vencedora da categoria Cria – Ensino Médio. O grupo, com orientação do professor José Carlos de Castro, criou o projeto Evee, um aplicativo que oferece um ambiente seguro e confortável para meninas adolescentes e pré-adolescentes, com conteúdo educacional sobre o corpo, a saúde e o bem-estar feminino. O objetivo é ser um aplicativo com informações confiáveis para auxiliar as jovens na busca de conhecimento e autonomia.
Ensino Superior – Equipe Sinapse
A equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, da cidade de Ibirité, foi a vencedora na categoria Avança – Ensino Superior. O grupo, formado por cinco estudantes, e orientação do professor Fábio Julio Fonseca, criou o projeto Sinapse, uma solução para combater o desperdício de alimentos em hortfrutis. Eles criaram a banca adaptável, que ajusta a temperatura, umidade, ventilação e iluminação de cada alimento, absorve gás etileno e utiliza luzes que imitam raios solares. Controlada por aplicativo, ela mantém os alimentos frescos por mais tempo.
Ensino Profissional – Equipe Celeiro
De Patos de Minas, a equipe do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Patos de Minas, foi a vencedora na categoria Inspira – Ensino Profissional. A equipe formada por cinco estudantes, e orientação do professor Carlos Paula Lemos, criou o projeto Celeiro, um sistema multiplataforma de divulgação e locação de equipamentos agrícolas e prestações de serviços, auxiliando os produtores rurais nos processos de produção.
Próximas etapas
De setembro a outubro, os vencedores de cada estado vão apresentar seus projetos para uma nova banca de jurados on-line. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo custeado para participar da etapa final presencialmente, além de um celular de última geração para cada estudante e professor orientador.
A grande final será realizada no final de novembro, em São Paulo. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus projetos pessoalmente, para uma banca de jurados especial. Entre as premiações, estão previstas a participação em uma missão internacional, notebooks, smartwatches e tablets de última geração.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Karla Lamounier
(31)3379-9139/9271/9276/9278