Piscicultores e empresários da cadeia produtiva de pescados de Morada Nova de Minas, no Centro-Oeste do estado, participaram, de 23 a 26 de setembro, de uma missão técnica na International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2024, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa do Sebrae Minas teve o objetivo de apresentar boas práticas, tendências de mercado e formas de melhorar os processos de produção e beneficiamento de tilápias para produtores e cooperativas que atuam no município.
O grupo contou também com a participação de representante da Associação dos Aquicultores e Empresas e Especializadas do Estado de Minas Gerais – Peixe MG. A missão ainda contemplou visitas técnicas à Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), em Cafelândia (PR), um dos maiores frigoríficos de tilápia do Brasil e América do Sul, e à Frimapar Frigorífico de Peixes, em São Miguel do Iguaçu (PR).
Na avaliação do consultor do Sebrae Minas Gustavo Vannucci, a missão possibilitou mostrar todos os elos da cadeia produtiva de tilápia e formas de melhorar os processos. “Esperamos que os produtores levem para as suas bases as referências aprendidas durante a missão e consigam implementar as melhorias necessárias para aperfeiçoar suas produções, diminuindo custos e aumentando o rendimento financeiro do empreendimento”, destacou.
Potencial de produção
O município de Morada Nova de Minas, em especial, os associados à Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco (Coopeixe), que estão recebendo as consultorias do Sebrae, apresentam, segundo o consultor, condições totais de expandir a capacidade produtiva. “Desde que iniciamos o trabalho junto à Coopeixe, no ano passado, conseguimos saltar a produção de peixe de cinco para sete toneladas por dia. A expectativa do projeto é chegar a 10 tons/dia em 2025”, conta.
Considerado o maior município produtor de tilápia do Brasil, Morada Nova de Minas se caracteriza pela criação em tanques-redes do Parque Aquícola do Lago da Usina Hidreelétrica de Três Marias. Estima-se que são produzidas cerca de 80 toneladas de tilápia diariamente.
Para o presidente da Coopeixe, Hilton Caixeta, a oportunidade de conhecer outras regiões produtoras é fundamental para um crescimento produtivo consistente, duradouro e sustentável. “A missão foi bastante proveitosa, com muito aprendizado e conhecimento compartilhado. Agora, com mais capacidade técnica, esperamos implementar todas essas inovações em nosso negócio em Minas”, afirma.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK)
(31) 99445-2460