Mais de 100 microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) participaram da Rodada de Negócios Multissetorial: conexões e parcerias, nesta quinta-feira (19/9), no Palace Cassino, em Poços de Caldas. O evento, promovido pelo Sebrae Minas, gerou uma estimativa de R$ 64,5 milhões em negócios.
A Rodada contou com a presença de 25 grandes compradoras e 100 fornecedores do Sul do estado, dos segmentos de alimentos e bebidas, eletroeletrônico, logística, mineração, tecnologia e comunicação, turismo, e saúde. Por meio de encontros presenciais entre empresas âncoras e ofertantes, com duração de 20 minutos, o evento possibilitou negociar preços mais acessíveis, conhecer novidades do mercado, ampliar a carteira de fornecedores e fazer networking.
Para o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira, a Rodada de Negócios superou as expectativas dos empresários e parceiros. “Com a conexão das grandes com as micro e pequenas empresas da região, todo o Sul de Minas ganha em geração de novos negócios. É um evento que consolida a marca e o aumento da capilaridade do empreendimento”, diz.
A compradora Júlia Guidorizzi, participante do evento como empresa âncora, afirma que a Rodada foi mais produtiva do que imaginava. “Fizemos ótimos contatos e, ainda, conseguimos fechar contrato com um fornecedor de logística da cidade que ofertou uma solução que já buscávamos há algum tempo para o nosso negócio”, explica.
Para a empresária Yula Merola, que atua no setor de reuso e reciclagem de materiais, a oportunidade de conversar diretamente com várias grandes empresas trouxe a expectativa de consolidar bons negócios. “Estamos em conexão com grandes marcas que, há mais de um ano, buscamos contato, mas sem sucesso. Após os encontros gerados na Rodada, temos importantes reuniões agendadas para concretizar futuros negócios”, conclui.
Espaço dedicado aos pequenos negócios
A Agenda de Relacionamento, realizada de forma simultânea com a Rodada de Negócios, proporcionou a conexão e a parceria entre micro e pequenas empresas sul-mineiras com interesse em fazer negócios entre si. O espaço foi montado em um ambiente paralelo ao da Rodada, que separou as empresas em ilhas, de acordo com a sua área de atuação – alimentos e bebidas; beleza, saúde e bem-estar; soluções tecnológicas/ inovação e multissetorial.
Os donos de pequenos negócios tiveram cerca de 90 segundos para apresentar seus produtos e serviços por meio de um pitch. “Criamos um formato de evento para que esses empresários pudessem, de fato, interagir de forma direta, rápida e efetiva. Para isso, ofertamos um ambiente mais descontraído e inovador, gerando a oportunidade de, em um curto espaço de tempo, despertar a atenção de um investidor, parceiro ou cliente para o seu negócio”, afirma o analista do Sebrae Minas Fabricio Sviesk Moreira.
“Viemos ao evento com o propósito de mostrar aos empresários, sejam eles micro, pequenos, grandes ou do agronegócio, nossos produtos e serviços. Contudo, fomos muito além porque fizemos networking e efetivamos novos negócios a partir da aquisição de créditos, capital de giro, aberturas de conta e ampliação de limites. Estamos muito satisfeitos”, conclui a gerente de negócios, Simone Chemello.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade (Stark)
(35) 98863-8589
[email protected]