Representantes de 55 unidades do Sebrae de todos os estados brasileiros participaram, na última semana, do Encontro Nacional de Gestores de Ecossistemas de Inovação, em Itajubá, no Sul do estado. O objetivo do evento foi promover conexão, engajamento, relacionamento e maior interação entre os territórios brasileiros.
A partir do modelo do ecossistema de Itajubá como case de sucesso, a iniciativa também promoveu o debate sobre a melhoria do ambiente de negócios inovadores, por meio da construção de parcerias com poder público, universidades, sociedade civil e empresas.
“Itajubá se consolidou como referência nacional no desenvolvimento de empresas de tecnologia e estímulo ao conhecimento, conexões e novos negócios. Sediar esse encontro nacional reforça nosso compromisso em fomentar o desenvolvimento regional, por meio da abertura de diversos mercados e estímulo às boas práticas inovadoras”, ressalta a analista do Sebrae Minas Andresa Paes.
Durante o encontro, o grupo também realizou visitas técnicas a instituições envolvidas nos projetos de inovação e tecnologia do município, que atuam em parceria com o Sebrae Minas no desenvolvimento do território. Para o líder do Ecossistema de Inovação do Amazonas, Denis Cruz, foi muito importante observar o que é desenvolvido em Itajubá no que se refere à maior integração dos atores. “A partir desse modelo existente, tentaremos, de alguma forma, amplificar as ações no ecossistema amazonense e, sobretudo, em relação às parcerias com outras regiões tão produtivas e promissoras como o Sul de Minas”, avalia.
Ecossistema de Itajubá
Itajubá conta com uma história marcada pela criatividade, empreendedorismo e inovação, sendo considerada um celeiro de ideias e projetos, devido à forte vocação na área de ciência e tecnologia. Prova disso é que o município recebeu, em 2023, o Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria Ecossistema de Inovação de médio porte.
Na cidade, o Sebrae Minas é um dos maiores apoiadores das ações de fomento ao empreendedorismo e inovação. Recentemente, a entidade, juntamente com a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) e a prefeitura, promoveu o HardTech Innovation, maior evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia da região.
Em um único espaço, o evento reuniu empresas, startups, universidades e centros de pesquisa, órgãos públicos, investidores, associações e entidades de apoio à inovação que representam os interesses do setor, de todo o Brasil. Nos quatro dias de programação, mais de dez mil pessoas passaram pelo local.
Dentro do HardTech Innovation, o Sebrae Minas promoveu algumas atividades. O Fator S Agita reuniu 62 alunos do Ensino Médio de quatro escolas públicas de Itajubá, proporcionando uma experiência empreendedora aos participantes. A 6ª Rodada de Negócios Itajubá HardTech gerou 500 encontros e uma expectativa de R$ 116 milhões em negócios.
Com o “Pitch Day”, 11 startups apresentaram seus projetos a investidores gerando negociações de cerca de R$1 milhão. O evento também recebeu a edição 2024 do ELI Summit Minas Gerais, com a participação de centenas de especialistas, representantes e atores dos 11 Ecossistemas de Inovação de Minas Gerais. Com o propósito de estimular a competitividade dos negócios e estimular conexões, a iniciativa contou com 80 startups, além de 40 expositores e palestrantes.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade – (Stark)
(35) 98863-8589