Os benefícios do uso recorrente da energia fotovoltaica, sua relação com a sustentabilidade e as oportunidades de melhor rentabilidade de um setor em crescimento no Brasil serão temas de destaque da terceira edição do Minas Solar, que vai acontecer no dia 25 de abril, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento é uma realização da instituição em parceria com a Genyx e tem o objetivo de apresentar as últimas tendências do segmento, além de tratar de questões como regulação, políticas públicas, gestão de negócios e ambiente técnicos.
Em sua terceira edição, o Minas Solar vai reunir grandes especialistas do mercado para um dia inteiro de painéis, palestras, mini workshops e feiras. Uma das maiores atrações em 2024 é a presença da jornalista Giuliana Morrone, que comandará a palestra ‘ESG no Brasil: Em que etapa estamos?”. Outra novidade no evento é a realização da Rodada de Negócios, envolvendo a participação de integradores, fabricantes, distribuidores e pequenos negócios do setor de energia fotovoltaica. Além de ampliarem as conexões, os participantes terão a oportunidade de promover parcerias e adquirir conhecimentos em gestão.
“Minas Gerais aparece na liderança na produção de energia solar em todo o país, totalizando 7,6 Gigawhats (gW) em geração fotovoltaica no ano passado. É necessário dar total atenção a esse setor, que é uma alternativa muito rentável para a economia do estado. O evento é uma oportunidade única para capacitações técnicas e gerenciais, formação de redes de contato estabelecidas nas atividades propostas e a possibilidade de parcerias estratégicas para obtenção de crédito para os empresários e interessados em investir no setor”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Até o momento, foram confirmadas no Minas Solar 2024 as presenças de cerca de 20 palestrantes que são referências no âmbito nacional e vinculados a empresas consolidadas no mercado, como Absolar, Cemig, Solax, Genyx, Sun Mobi, Greener, Nansen, CML Energy, PV Clean, RH Renováveis, RZK Energia, MGO, SolarView e CEOS Energia.
Calendário de eventos
Belo Horizonte será a segunda cidade a receber o evento. O calendário de atividades teve início em Varginha, no Sul de Minas, no último dia 26 de março, Ipatinga (23/5), Montes Claros (5/6), Teófilo Otoni (3/7) Patos de Minas (11/7), Juiz de Fora (01/8). Governador Valadares (12/9), Uberlândia (3/10) e Divinópolis (24/10) também contarão com o evento que é dedicado ao profissionais do setor fotovoltaico.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a capital mineira é a segunda cidade do estado com maior número de sistemas instalados, ultrapassando em 2024 mais de 11,3 mil sistemas fotovoltaicos na geração distribuída (GD) e cerca de 103 mil Quilowhatt (kW) de potência instalada, beneficiando mais de 25 mil unidades consumidoras que recebem esses créditos e consequentemente reduzem seus custos de energia.
-
Programação de palestras
Desafios, avanços e oportunidades da energia solar no Brasil e no Mundo (Bruno Catta Preta)
Debate ao vivo com os painelistas (Diogo Lisboa)
Infraestrutura de GD em Minas Gerais e atendimento ao cliente (Fabiano Mendonça)
A evolução dos sistemas de armazenamento e as oportunidades para o setor solar (Gilberto Camargos)
ESG no Brasil: Em que etapa estamos (Giuliana Morrone)
Debate com os painelistas (Glenda Chuva)
As vantagens da geração fotovoltaica no mercado livre (Guilherme Susteras)
Apresentação Estudo do Mercado Fotovoltaico 2024 (João Gabriel)
As oportunidades com a mobilidade elétrica no setor solar (João Pedro Tabelini)
Miniworkshop: Eficiência Energética como fator primordial para integradores (Matheus Lage)
Como fazer um pós-vendas solar de sucesso (Matheus Pêgo)
Gestão de Pessoas: formação de times de alta performance no setor solar (Pedro Drummond)
Desafios e Oportunidades no setor solar fotovoltaico no processo de adaptação ao novo contexto regulatório (Priscila Santos)
A abertura do mercado livre chegou! Você está pronto? (Ricardo Valente)
Autoprodução e sistema off grid no mercado livre de energia: desafios e oportunidades (Stefano Angioletti)
Mediadora – Espaço Boteco Solar (Tatiane Carolina)
Tecnologia para gestão e monitoramento de usinas solares e precificação pós-vendas (Thallis Carvalho)
Debate ao vivo com os painelistas (Thays Ferreira)
Desafios e oportunidades do Marco Legal GD para 2024 (Thiago Bao Ribeiro)
A evolução da mobilidade elétrica: perspectivas no Brasil (Valério Marochi)
-
Minas Solar em Belo Horizonte
Data: 25 de abril
Horário: a partir das 8h
Local: Sede do Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada)
Inscrições: https://www.hbatools.com.br/__1591
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
mg.agenciasebrae.com.br
(31) 3379-9139/9275/9276