Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Bonecas em cerâmica produzidas no Vale do Jequitinhonha
ASN MG Atualização
Compartilhe
ASN MG Atualização
Compartilhe

Ação promovida pelo Sebrae Minas e pelo Governo de Minas valoriza a identidade e a origem das peças, além de gerar novas oportunidades de negócios

Quatorze lojistas de sete estados brasileiros ganham a estrada na próxima semana para a Trip to Origin, ou viagem à origem, uma ação do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas para valorizar a identidade e origem do artesanato do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, e estimular a venda dos artesãos. A expedição, que tem início em Belo Horizonte, acontece de 22 a 29 de maio.

Durante oito dias, o grupo vai percorrer quase 2 mil quilômetros para visitar 16 núcleos de produção em 12 municípios: Diamantina, Minas Novas, Campo Buriti e Campo Alegre (distritos de Turmalina), Chapada do Norte), Berilo, Itinga, Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes), Itaobim, Caraí, Ferreirópolis, Taiobeiras, Grão Mogol, Januária e Pirapora. Entre as peças produzidas estão as cerâmicas, inclusive as tradicionais bonecas do Vale do Jequitinhonha, esculturas em madeira, tecelagem e ornamentos feitos com plantas típicas da região, como sempre-vivas, capim dourado e bambu.

“O objetivo da Trip to Origin é aproximar artesãos de compradores nacionais, ampliando o acesso aos novos mercados e promovendo a valorização da origem das peças, traduzida na qualidade do design, riqueza dos detalhes e na diversidade de matérias-primas”, afirma a analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.

Além de gerar vendas diretas e encomendas, a viagem permite aos compradores conhecerem de perto a realidade dos artesãos e a identidade cultural que está presente em cada trabalho, dando a eles repertório para que seus clientes saibam da história que há por trás de cada peça. “Essa ação permite que os lojistas conheçam a origem e entendam o contexto em que as peças são criadas, incentivando o reconhecimento do território como produtor de artesanato com identidade e qualidade”, explica a analista do Sebrae Minas.

Confirmaram presença nesta expedição, lojistas de Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Alagoas e Distrito Federal. “Trip to Origin é uma ação do Sebrae realizada em parceria com o Governo de Minas que em edições anteriores gerou mais de R$ 200 mil em negócios para os artesãos mineiros. Este ano, nosso objetivo é superar esse resultado, ampliando as vendas do artesanato produzido em vários municípios e comunidades do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas”, afirma o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido.

Incentivo

A Trip to Origin faz parte das estratégias do Sebrae Minas para a promoção do artesanato produzido no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, além da divulgação da identidade e origem do território como diferencial competitivo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, por meio de uma diferenciação sustentável e relevante de seus produtos e serviços.

Entre as iniciativas já desenvolvidas, está o apoio à criação da marca território ‘Vale do Jequitinhonha’, lançada no final do ano passado. Além disso, o Sebrae Minas incentiva a venda do artesanato mineiro em grandes eventos do segmento, dando mais visibilidade e divulgação do trabalho dos artesãos do estado.

Os artesãos ainda têm acesso às soluções voltadas para a gestão dos negócios e novas metodologias de trabalho, que utilizam a inovação e o design para o desenvolvimento de novas coleções e produtos, priorizando sempre a origem e a tradição local, além da promoção da cultura de cooperação entre as associações de artesãos.

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas