Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN MG
Compartilhe
Imagem

Sebrae debate o desenvolvimento econômico no 37º Congresso Mineiro de Municípios

Por Aline de Freitas
ASN MG
Compartilhe

Especialistas apresentam cenários, perspectivas e soluções para estimular o progresso dos municípios mineiros

-

O desenvolvimento econômico e a criação de ambientes favoráveis ao progresso dos municípios são os principais temas que o Sebrae irá debater durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 1º e 2 de junho no Expominas, em Belo Horizonte. Especialistas da instituição participam de vários painéis do evento para apresentar cenários, perspectivas e soluções que visam estimular a dinâmica econômica dos diversos territórios do Estado.

No dia 1º de junho (quarta-feira), o Sebrae participa do 1º Fórum Mineiro de Cultura e Turismo, para apresentar a metodologia Check-in na Rota das Oportunidades, uma estratégia que já está sendo implementada em mais de 50 municípios mineiros para apoiar gestores municipais no desenvolvimento da atividade turística. No painel, os participantes também vão conhecer os resultados da iniciativa em Paracatu, no Noroeste do estado.

Na quinta-feira, dia 2, especialistas do Sebrae participam de debates sobre temas como: ‘A potência do empreendedorismo feminino para a transformação social’; ‘Educação financeira nas escolas: como fomentar atitudes mais empreendedoras e conscientes’; Consórcios públicos – associativismo municipal e efetivação de políticas públicas; MEI: uma política pública de inclusão e desenvolvimento econômico’; ‘Desafios da implementação da nova lei de licitações nas compras dos pequenos negócios’, entre outros.

Também no dia 2, das 9h às 18h, o Sebrae realiza o 2º Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento, um evento de capacitação e atualização sobre temas que fazem parte do dia a dia desses profissionais que atuam na articulação de projetos e ações de estímulo ao desenvolvimento dos municípios.

Alternativas à mineração

O Congresso Mineiro de Municípios vai sediar o 2º Seminário Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados e 1º encontro Regional do ICLEI Minas Gerais. O evento será realizado nos dias 1º e 2 de junho, e vai reunir especialistas para discutir alternativas e oportunidades de diversificação econômica em 13 territórios, distribuídos em sete regiões do estado, todos com grande dependência da atividade minerária.

O seminário é um dos desdobramentos do Projeto de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados, lançado em fevereiro de 2020 e resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede), Sebrae, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig).

O projeto oferece instrumentos para apoiar lideranças públicas e empresariais na formação de uma governança local que atue na construção de uma Agenda Estratégica para cada um dos 13 territórios que receberão o projeto em Minas Gerais, visando a diversificação econômica. “São 13 municípios dependentes da mineração e outros 56 impactados por eles, totalizando 69 municípios”, informa Anderson Cabido, analista do Sebrae Minas.

O projeto piloto foi implementado em Itabira, em janeiro de 2021, envolvendo cerca de 10 municípios. A iniciativa também já chegou em Itabirito, abrangendo outros quatro municípios do entorno. “Este ano, a previsão é iniciar o projeto em mais três territórios, alcançando cerca de 15 municípios”, adianta Cabido.

Congresso Mineiro de Municípios

A 37ª edição do Congresso tem como tema ‘Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais’. O evento faz parte do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Sebrae.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9271/9275/9139

[email protected]

-

-